quarta-feira, 15 de junho de 2016

O envelhecimento e as consequências para a mente

Hoje a quantidade de informações é tão grande que é impossível lembrar todas elas, Não se pode negar que, hoje, além do acúmulo enorme de informações,  o grau de preocupação é tanto que o trabalho não se encerra com o término do expediente. Muitas vezes, a pessoa  de 40, 50 anos entra em casa, liga o computador e continua em atividade,  comprometendo as horas que deveriam ser reservadas para descansar e dormir. Essas situações são responsáveis por aumento da carga de estresse e pelo déficit de atenção, que podem provocar prejuízo da memória, principalmente da memória recente. O problema deve chamar mais atenção quando os esquecimentos ficam frequentes. É óbvio que, se o dia foi marcado por acontecimentos tristes e a pessoa esqueceu de pagar uma conta, isso é normal e não deve ser levado em conta. Agora, quando o paciente sabia de cor o telefone da família inteira e dos amigos, mas não se lembra mais do número do telefone da própria casa ou do escritório, é um sinal de alerta  e a família deve encaminhá-lo para diagnóstico e tratamento. Os geriatras, passam a investigar esses casos a fim de evitar complicações futuras.Dicas para exercitar o cérebro:
  • Mude o trajeto que faz para ir até a padaria ou a lugares que você frequenta diariamente. Isso ajuda a estimular a criatividade.
    • Motive-se pelo novo: procure manter em sua rotina atividades que mexem com a mente e que sejam diferentes também.
    • Para ampliar a capacidade de aprendizado, uma das atitudes mais importantes, principalmente após os 60 anos, é estar aberto a aprender habilidades novas e evoluir as já conhecidas. Matricule-se num curso ou volte a estudar.
    • Leitura, jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, jogos de lógica e até videogames também estimulam o cérebro.
    • Pratique atividades físicas: além de melhorar a saúde de todo o organismo, exercícios físicos ajudam a manter a mente ativa, pois tornam a pessoa mais disposta e alerta.
    • Cuide da alimentação: uma alimentação balanceada, com Omega-3, vitamina B e antioxidantes, ajuda a manter a mente saudável.

    • Busque pela velocidade no raciocínio: quanto mais você praticar o desafio de ler ou ouvir algo diferente e que possa ser também a resposta a uma dúvida ou a resolução de um problema, maior será sua capacidade de raciocínio com agilidade.